Alerta:O seu browserB.N.I. - Browser Não Identificado não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript.Active o javascript ou actualize-o por favor!

Adicionar aos Favoritos
Página Inicial | Concelho | Freguesias | São Cristóvão do Douro
Filtragem por freguesia
São Cristóvão do Douro
História
Composição do Executivo
Outras Informações
S. Cristóvão do Douro está situado junto à margem direita do Rio Pinhão próximo da confluência com o Douro e dista 13 Km da Sede do Concelho, abarcando uma área de 2,97 Km2. Apesar de ser Freguesia e julgado municipal de Sabrosa é comarca, Distrito e Diocese de Vila Real. A povoação é mencionada em documentos de 1140, pertenceu ao Couto e depois ao Concelho de Goivães, até que este foi extinto em 1834, passando para o de Provesende, extinto igualmente em 1853.
Possui excelente vinho do Porto e produz azeite. Esta Freguesia usufrui dos serviços de recolha de lixo, rede pública de Abastecimento de água e de águas residuais, extensão do centro de saúde, escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e minimercado.
A Freguesia de S. Cristóvão do Douro tem duas lendas atribuídas ao seu orago, ou melhor, uma lenda em duas versões.

Primeira versão

S. Cristóvão viveu na Síria e sofreu o martírio no Séc. III, porém, o seu culto remonta apenas ao Séc. V. O nome “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”, estando assim de acordo com a lenda deste Santo. Cristóvão era um gigante, com mania de grandezas e acreditava que o Rei a quem servia era o maior do mundo. Porém, soube que o maior Rei do mundo era Satanás, pelo que se colocou ao serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior Rei do mundo era, afinal, Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável aos olhos de Nosso Senhor, motivo pelo qual Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza, pelo serviço ao semelhantes. Valendo-se da força imensa de que era dotado, começou a ajudar as pessoas a atravessar o rio. Numa noite, um menino pediu-lhe que o transportasse até à outra margem do rio. No entanto, à medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante do seu espanto, o menino disse-lhe: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves.”

Segunda versão

S. Cristóvão era um homem muito alto e forte como um gigante. Tão bom que lhe chamavam Santo. Vivia à beira do rio, numa pobre cabana. Num dia de tempestade, vento forte, o Santo não podia dormir porque o rio tinha subido. A meio dessa noite, pareceu-lhe ouvir chorar uma criancinha. Com o coração apertado de dor levantou-se e foi ver. Deparou com um menino nu, a tremer de frio que tentava atravessar o rio para a outra margem. Apesar do frio e da idade, o santo cobriu o menino com a sua capa Pô-l.o ao ombro e lentamente tentou passar pelas águas, revoltadas do rio. Pelo caminho, S. Cristóvão admirou-se do peso da criança e disse:

-Ó menino, que tanto pesas. Parece que levo o mundo às costas!
-E não te enganas. Eu sou Jesus e vou levar-te para o céu, porque sempre foste bom e justo.
De manhã encontraram S. Cristóvão morto, mas no seu rosto, havia um sorriso feliz e, ainda hoje, na aldeia de S. Cristóvão se reza:
“Bom gigante, levando do ombro um Menino rosado e loiro, o Salvador do Mundo!”
Fechar [-]
Presidente: Manuel Clemente Videira Correia Teixeira
Fechar [-]
FESTAS E ROMARIAS
- São Cristóvão - ultimo fim de semana de Julho

TRADIÇÕES
- Cantares das Janeiras
Fechar [-]
© 2017 Município de Sabrosa. Termos de Utilização powered by Glups
Edital Nº 20170809 | 09-08-2017
AVISO - Regulamento de Concessão de Regalias Sociais aos Bombeiros Voluntários das Corporações do Concelho de Sabrosa  [+]
Edital Nº 20170803 | 03-08-2017
Edital - Adiamento da reunião de Câmara  [+]
Edital Nº 20170802-1 | 02-08-2017
Lista Intercalar -1º Método de Selecção - Ciências de Comunicação Ref. TS_CC2  [+]
Mais Avisos e Editais [+]
São Martinho de Anta
Esta terra ganhou nome, neste século, apenas - e não é pouco... - porque foi berço do poeta e escritor Miguel Torga, que ali quis ficar aí na sua... [+]
Conheça todas as freguesias [+]
Agosto 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
    01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Julho 2017 | Setembro 2017
23 Ago. | Cultura
Sabrosa Summer Fest - Latin Beat  [+]
30 Ago. | Cultura
Sabrosa Summer Fest - Ad Libitum [+]
06 Set. | Cultura
HMB NO SABROSA SUMMER FEST 2017 [+]
Ver Agenda [+]
21-08-2017 | Destaque Principal
MUNICÍPIO DÁ LUZ VERDE AO PROJETO DE ARQUITETURA DO MULTIUSOS [+]
17-08-2017 | CULTURA
MERCADO TRADICIONAL 2017 | INSCRIÇÕES [+]
Mais Notícias [+]
Partida
Destino
Definir Percurso [+]
Mais fotografias [+]